♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Relatório e Contas 2011



1. INTRODUÇÃO

Ao elaborar este texto sobre o relatório do ano de 2011 temos como objectivo descrever o essencial da acção da Associação Diva Brejão ao longo deste ano, não para mostrar que fizemos muito, mas antes para permitir uma reflexão séria sobre o que foi feito e como foi feito, permitindo tirar lições para o futuro. A elaboração do Relatório anual, nos termos dos Estatutos, é mais que um apresentar contas por parte da Direcção. É a oportunidade certa para analisarmos o caminho que foi seguido e decidir da sua continuidade ou de alterações de percurso.
Consideramos que globalmente foi um ano positivo. Atingimos quase todos os objectivos que programamos. Mas ainda não chegámos ao fim. Muito antes pelo contrário. Não temos a mais pequena dúvida que foi devido ao nosso aparecimento que a Fundação Amália Rodrigues finalmente iniciou as obras de recuperação e restauro da Herdade do Brejão. Tivemos, ao nosso lado, dois deputados da Assembleia da Republica. A Dr.ª Maria José Nogueira Pinto e o Dr. José Ribeiro e Castro. Foi com a ajuda deles que conseguimos que as portas da Fundação fossem abertas para um diálogo com a Associação Diva Brejão. Uma das primeiras iniciativas foi o lançamento de uma petição on-line e um pouco por todo o país, que visava conseguir mais de quatro mil assinaturas para que o assunto fosse debatido em sede de plenário da Assembleia da Republica. Essa Petição acabaria por ser suspensa, a pedido da Fundação Amália Rodrigues, com o compromisso de encetarem
connosco um diálogo profícuo e permanente. Foi o que acabou por acontecer. E deu frutos. O ponto mais alto deste ano de 2011 foi no dia 25 de Agosto. A Fundação Amália Rodrigues abriu, exclusivamente para os nossos sócios, o exterior da Herdade do Brejão. Na história fica também o dia 29 de Outubro, data da inauguração oficial do Posto Médico do Brejão. Fomos oficialmente convidados para a cerimónia. Antes disso mantivemos ainda reuniões com o Presidente da Camara Municipal de Odemira e com o Presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio. Mantivemos aberta a nossa página no Facebook onde, aliás, tudo começou. A página começou por se chamar “Vamos Salvar a Casa de Amália Rodrigues no Brejão” passou depois para “Associação dos Amigos da Casa de Amália no Brejão” para, em definitivo, ser a página da Associação Diva Brejão. Em resumo, consideramos que este ano de 2011 teve 3 momentos significativos:

    - O nascimento da Associação Diva Brejão, em Fevereiro;
    - O reconhecimento, por parte da Fundação Amália Rodrigues, da nossa existência, legal e efectiva;
    - A visita ao exterior da Herdade do Brejão no dia 25 de Agosto.

 

ASSOCIADOS

Terminámos o ano de 2011 com 28 sócios. Março foi o mês de maior adesão, seguindo-se os meses de Fevereiro, Abril e Maio. 


 
De Maio até ao final do ano não tivemos uma única inscrição na Associação Diva Brejão.

Se quisermos olhar para a distribuição dos associados por zonas geográficas, Lisboa foi, sem dúvida, a maior “fornecedora” de sócios – 10. Mas também do estrangeiro nos chegaram propostas, com França a liderar esses pedidos. 
 

3. COMUNICAÇÃO/INTERACTIVIDADE COM OS ASSOCIADOS

3.1 – Desde logo o principal veículo de comunicação com os nossos Associados foi a página que mantivemos desde a primeira hora no Facebook. Tentámos, sempre que nos foi possível, encontrar alguém que, através de uma parceria de publicidade conseguisse organizar e manter em funcionamento um site da Associação Diva Brejão. Infelizmente isso não foi possível. É uma das etapas a atingir no proximo mandato.

3.2 Comunicação Social

   Desde o nosso aparecimento fomos notícia em praticamente todos os órgãos de comunicação social nacionais. Rádios e jornais deram enfase à nossa causa e ao aparecimento da nossa Associação. Também no estrangeiro, principalmente nos países de expressão oficial portuguesa a nossa Associação foi noticiada. Atingimos o ponto mais alto neste aspecto numa reportagem de 20 minutos que a Antena1 da RTP fez no programa “P*Portugal em Directo” onde lado a lado num debate, esteve a Associação Diva Brejão, a Fundação Amália Rodrigues e a juntas de freguesia de são Teotónio.






                                                                                              A DIRECÇÃO



 

Relatório e contas de 2011

No cumprimento do preceito legal e estatutário de prestação de informação, apresenta-se o Relatório e Contas relativo ao ano económico de 2011.


Este foi o primeiro ano de existência da Associação Diva Brejão. Por isso mesmo as receitas foram superiores às despesas. As receitas foram, única exclusivamente, provenientes de dois factores. Pagamento de jóias de inscrição e quotização dos associados.-

 Assim,

Jóias de Inscrição……………………………………………………..20.00
Quotizações…………………………………………………………..252.12

TOTAL………………………………………………………………....272.12

































No ano a que se reporta este relatório, a despesa suportada para o normal funcionamento da Associação foi a seguinte:

Livro de Actas……………………………………………………………………..8.35
Livro de Actas……………………………………………………………………..8.35
Registos e avisos de recepção………………………………………………….7.38
Publicação de acto societário da Associação……………………………..27.00
Carimbo………………………………………………………………………..20.99

TOTAL…………………………………………………………………………72.07
 

Temos então que, no final do ano económico de 2011 a Associação Diva Brejão apresentou um saldo positivo de 200.05 euros.


TOC 680






Sem comentários:

Enviar um comentário